Aspectos Atuais da Reconstrução da Mama

A reconstrução mamária é parte do tratamento global do câncer de mama e desempenha importante papel no difícil processo de reabilitação. O enfoque multidisciplinar, o planejamento pré-operatório e a indicação individualizada e correta de diferentes técnicas são fundamentais para o sucesso da reconstrução e satisfação com o resultado.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz e o voluntariado no Câncer de Mama

Voluntariado no Câncer de Mama
Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz
Participação no Evento Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer de Mama



Define-se como atividade voluntária, o conjunto de ações de interesse social onde toda a atividade realizada por um grupo de indivíduos se reverte e favorece de maneira prioritária a favor do serviço e do trabalho e sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. São qualidades comuns ao indivíduo que se propõem ao trabalho voluntário, o altruísmo e a solidariedade. De fato, a atividade voluntariada é regulamentado no Brasil pela Lei 9.608/1998 e é considerada por lei como atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, conferência durante o X Congresso Nacional da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer realizado em Joinville/SC. Alexandre Munhoz, Reconstrução da Mama, Cirurgia Oncoplástica, Reconstrução Mamária, Hospital Sírio Libanês.








Apesar desta definição, a atividade voluntária não necessariamente deve ser realizada exclusivamente por indivíduos, e algumas definições internacionais categorizam o trabalho voluntário como “Atividade sem remuneração, realizada não apenas por pessoa física as também por entidade pública de qualquer natureza, ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos assistenciais, cívicos, educacionais, científicos, ou recreativos". 

Conferência do Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz durante o X Congresso Nacional da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer realizado em Joinville/SC. Alexandre Munhoz, Reconstrução da Mama, Cirurgia Oncoplástica, Reconstrução Mamária, Hospital Sírio Libanês.

Entre as distintas maneiras de atuação do voluntariarismo, podemos mencionar as formas presenciais ou remotas, por meio de ações individuais, (entidades de classe, profissões); participação de campanhas (doação de sangue, reciclagem etc,,,); criação de grupos para apoio ou suporte (associação de moradores, grupo de trabalhos em hospitais, com objetivos como de saúde); atuação em projetos públicos com o objetivo de melhoria na cidade (mutirões de limpeza das ruas); participação em conselhos como os de Pais e Mestres de escolas, e projetos semelhantes dentro de escolas públicas ou privadas.



Conferência do Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz no X Congresso Nacional da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, entidade de Voluntários e realizado em Joinville/SC. Alexandre Munhoz, Reconstrução da Mama, Cirurgia Oncoplástica, Reconstrução Mamária, Hospital Sírio Libanês.



Atualmente, a atividade voluntária tem se tornado um relevante aspecto de atividade das organizações não-governamentais, e outras organizações componentes do Terceiro Setor, quais sejam a Cruz Vermelha, o "Lions Clubs International", o Rotary Clube, o Médicos Sem Fronteiras (MSF), e as diversas entidades relacionadas ao voluntariado para o combate e difusão de informações relacionadas ao câncer de mama. Ademais, o trabalho voluntário é atualmente categorizado em leis trabalhistas na qual o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim e é definido de maneira clara na Lei nº 9.608 (1998).


Auditório durante a conferência do Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz no X Congresso Nacional da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, entidade de Voluntários e realizado em Joinville/SC. Alexandre Munhoz, Reconstrução da Mama, Cirurgia Oncoplástica, Reconstrução Mamária, Hospital Sírio Libanês.




Desde 1985 no Brasil, é estabelecido o Dia Nacional do Voluntariado. O mesmo é internacionalmente comemorado em 5 de dezembro, data proclamada pela ONU também em 1985. Estas duas datas de comemoração tiveram como objetivo reconhecer e enfatizar a ação das pessoas que doam o tempo, a mão de obra e conhecimento para causas de interesse social e para o bem da comunidade. 


Auditório do X Congresso Nacional da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, durante a conferência do Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, para a entidade de Voluntários em Joinville/SC. Alexandre Munhoz, Reconstrução da Mama, Cirurgia Oncoplástica, Reconstrução Mamária, Hospital Sírio Libanês. 

No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto IBOPE, a atividade voluntária representa 18% da população, ou seja, apenas dois em cada dez brasileiros desempenharam atividades voluntárias no período de um ano. De forma diferente, e segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com 2024 brasileiros em 135 municípios, 11% da população brasileira são voluntários e 28% já realizaram algum tipo de atividade formal não remunerada para ajudar o outro em algum momento. Ou seja, cerca de três em cada dez pessoas já realizaram ações voluntárias ao longo da vida.

Homenagem ao Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz durante o X Congresso Nacional da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, entidade de Voluntários e realizado em Joinville/SC, pela contribuição à atividade de reconstrução da mama, assistencial e pesquisa. Alexandre Munhoz, Reconstrução da Mama, Cirurgia Oncoplástica, Reconstrução Mamária, Hospital Sírio Libanês.



Outra forma de engajamento com a sociedade pode e deve ser decorrente das   empresas, fato este denominado de responsabilidade social. De fato, isto representa uma forma de comprometimento e relacionamento com a sociedade, que tem como premissa alguns princípios éticos escolhidos pelas empresas. É fato que no começo do século XX, o conceito de responsabilidade social apoiou-se nos princípios da filantropia, os quais eram manifestações do poder corporativo. Todavia, entre os anos de 60 e 70, a empresa começa a ser vista como uma ‘entidade moral’. Todavia nos anos 80, surge uma nova concepção de "business" embasada na responsabilidade social corporativa e compartilhada dentro de um cenário globalizado. 
De fato, os empresários estão entendendo que a responsabilidade social é capaz de criar o diferencial competitivo em um mundo globalizado.


Homenagem ao Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, com as Sras. Aglaê Oliveira (presidente da Rede Feminina do Combate ao Câncer) e Simone Cortês, durante o X Congresso Nacional da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, entidade de Voluntários e realizado em Joinville/SC, pela contribuição à atividade de reconstrução da mama, assistencial e pesquisa. Alexandre Munhoz, Reconstrução da Mama, Cirurgia Oncoplástica, Reconstrução Mamária, Hospital Sírio Libanês.

Nenhum comentário: